A Holanda já não é mais aquela

Big Brother deprê

Quando estive na Holanda, mais precisamente em Amsterdã, fiquei impressionada com o liberalismo. Tudo levava a pensar que a liberdade – em todos os sentidos, inclusive no uso de drogas – era a tônica do país.

Qual não foi minha surpresa ao ficar sabendo ontem, no Studio I, da Maria Beltrão (GNT), que há lá um reality show causando a maior polêmica. Os participantes são imigrantes – embora vivam há mais de oito anos na Holanda e falem fluentemente a língua local – que serão deportados, assim como seus pais, em função de uma lei recentemente aprovada. Extremistas radicais pressionaram de tal forma o governo que este fez aprovar essa legislação obrigando os imigrantes a serem deportados para seus países de origem.

Frank Wiering, editor chefe do canal VPRO, resolveu montar o reality show “Weg Van Nederland” (“Para Longe da Holanda”). Tem conseguido apoio de uns e repúdio de outros. Para permanecer no jogo, os participantes devem responder a questões dificílimas sobre história, língua e cultura da Holanda. O vencedor recebe 4 mil euros (cerca de R$ 10 mil) para recomeçar a vida no seu país de origem, depois de ser deportado.

Vale lembrar que os holandeses adoram reality shows. Foi lá que nasceu o Big Brother, de tanto sucesso por aqui.

Vera Schwarz

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: