Vem aí mais uma chuva de meteoros. E dizem que é das grandes.

Está prevista para as primeiras horas de depois de amanhã (e deve durar praticamente a madrugada toda de sábado para domingo) uma chuva de estrelas cadentes que, segundo a Nasa, será uma das maiores dos últimos tempos.

Desta vez o espetáculo terá maior visibilidade no hemisfério Norte por causa da lua. Mas mesmo com lua cheia conseguiremos ver uma grande quantidade de estrelas cadentes riscando o céu. Há expectativas de que seja possível ver, em média, uma estrela cadente por minuto, no auge da “chuva”, chamada de Perseidas, podendo chegar a 120. Tem este nome porque o fenômeno será visto na direção da constelação de Perseus.

A melhor forma de assistir o espetáculo, que pode ser visto anualmente, embora com muito menos intensidade do que a deste final de semana, é olhar para a direção Nordeste, perto do horizonte, a partir de uma da manhã.

Segundo a astrônoma Olivia Johnson, do Royal Observatory de Greenwich, em Londres, Inglaterra, declarou em entrevista à BBC, o auge da chuva de estrelas cadentes deve acontecer por volta das três horas do domingo, hora de Brasília.

Evidentemente que quanto mais escuro o lugar que você tiver para observar os meteoros (detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle) maiores serão as chances de você aproveitar o espetáculo.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: