Pilotos homenageiam Sid Mosca, o artista jauense que deu vida aos capacetes da Fórmula-1.

Os principais portais do Brasil estão noticiando a morte do jauense Sid Mosca, artista reconhecido há muitos anos no mundo da Fórmula-1 como a pessoa que deu vida aos capacetes dos pilotos e revolucionou a pintura dos carros da categoria mais competitiva do planeta. Ele morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 76 anos, em decorrência de complicações no tratamento de câncer na bexiga.

Os capacetes que pintou estavam na cabeça de pilotos que, juntos, venceram muitos títulos mundiais: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna; Keke Rosberg, Nikky Lauda, Alain Prost e Mikka Hakkinen. Ele também assinou as pinturas dos carros das equipes Copersucar Fittipaldi, Jordan,  Brabham e Lotus. Em 1999, foi escolhido pela FIA para desenhar o capacete em homenagem aos 50 anos da F-1.

Seja lá o nome do piloto brasileiro de destaque que você possa pensar, com toda certeza competiu com um capacete pintado por ele. Sid bem que tentou ser piloto dos que andam na frente, mas a pintura do carro que corria chamou mais atenção do circo do automobilismo nacional do que suas qualidades como piloto.

Felipe Massa com Sid

Felipe Massa, Rubens Barrichelo, Bruno Senna, Christian Fittipaldi, Pedro Paulo Diniz, Raul Boesel, Tony Kanaan, Hélio Castro Neves, e tantos outros frequentavam a Sid Special Paint, empresa que Mosca montou para atender pilotos de praticamente todas as categorias do automobilismo.

Há poucos minutos, a amiga Líbia Mosca postou no grupo do Yahoo do Consulado Jahuense:

“O Sid Mosca, meu primo, era filho de um irmão de meu pai. Vinha sempre para Jahu, cidade pela qual era apaixonado. Sempre que havia um lançamento de escritores jahuenses, eu mandava para ele, e como todo jahuense, logo ele mostrava para os amigos a prata da casa”.

No mesmo grupo outro grande amigo, Luiz Antonio Pelegrina, lembrou:

“Em Jahu sua obra chegou em 81/82, através da Escuderia de Kart Alô Brasil/Arisco capitaneada por Murilinho Macedo (filho do então Ministro Murilo Macedo), que brindou seus parceiros jahuenses, Nando Croce, João Pelegrina e Marcos Franceschi com capacetes desenhados e pintados pelo artista, bem como macacões confeccionados para corridas com logomarcas dos patrocinadores (novidade novidadeira para os jauenses kartistas)”.

Nando Croce, com capacete desenhado por Sid, em 2004.

Fernando Croce continuou cliente de Sid Mosca. Em 2004, encomendou outro capacete para disputar o Campeonato Brasileiro de Kart, na Granja Viana, quando foi vice-campeão. O último trabalho que a Sid Special Paint fez para um piloto jauense, já sob o comando do filho Alan, foi desenhar o capacete de Daniel Croce, no começo do ano. Com ele, Daniel está correndo o GT Brasil, ao lado de Nando, seu pai.

Desde cedo, grande número de pilotos prestaram várias homenagens a Sid Mosca no Twitter.  “Amigos…é com grande pesar que recebi a noticia da morte do grande Sid Mosca…foi ele quem pintou meu primeiro capacete…”, lamentou Rubens Barrichelo. “Sid foi sempre muito querido por todos…pra mim ficará teu sorriso e teu abraço amigo. E o ‘painted by SID’ pra sempre no meu capacete…” Hélio Castro Neves escreveu: “Meu Deus, estou chocado com a notícia do falecimento do gênio Sid Mosca. Que Deus o abençoe e proteja. Obrigado por tudo, querido amigo!” “Hoje o automobilismo amanheceu mais triste. Perdemos um artista e um amigo. Sid Mosca. Há 26 anos você sempre fez meus capacetes brilharem. Saudade”, postou Tony Kanaan.

Anúncios
    • André Galvão
    • 20 de julho de 2011

    Foi um grande

  1. Uma pena Mário, conheci ele com o Juninho Sanzovo, que também era cliente, em seu atelier. Uma cara bem legal e um gênio no que fazia. Que esteja com Deus. Abraço.

      • Paula Ferrucci
      • 24 de julho de 2011

      Pô, eu ia escrever isso!!! Temos em casa capacetes do Ju, que agora, viraram obra de arte!!! MAs tem um branquinho ainda para ser pintado por seu sucessor, Alan.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: