“Tampa de Baú”, imperdível para quem gosta de Jaú.

O amigo José renato de Almeida Prado, jornalista dos bons, lança daqui a pouco, às 20 horas, no Jahu Clube do centro, sua segunda obra, o livro “Tampa de Baú”.

Tive o prazer de ser convidado para escrever a contracapa deste livro. Todos os que gostam de nossa terra e da nossa história estão convidados, ou melhor, obrigados a ler. A minha opinião, impressa na “Tampa de Baú” está aqui:

“Tampa de Baú” é muito mais que um ótimo livro. É uma fonte de pesquisa absolutamente indispensável para quem se importa em conhecer, estudar ou apenas e tão somente passear, sem nenhum compromisso, pela rica história de Jaú.

 José Renato de Almeida Prado se desfez de amarras. Optou por passagens concisas e escreveu um livro que é uma delícia de ler. O texto flui gostoso, não dá bola para a cronologia e despreza o compromisso de ligar uma narrativa à outra. O autor partiu do princípio de que história é feita de acontecimentos fragmentados, pinçou os mais significativos e ponto. Simples assim.

O livro está dividido em duas partes. Em “Os Fatos” José Renato resgatou acontecimentos ricos e absolutamente relevantes. Boa parte deles, inclusive, nem os maiores estudiosos da história desta cidade devem conhecer.

Na segunda parte, “As Gentes”, o autor nos brindou com um desfile diversificadíssimo de personagens, que num mesmo cenário vão revelando a história de suas vidas e a ligação que tiveram com Jaú.

Este “Tampa de Baú” tem outro grande mérito. Prova que a história de uma cidade pode e deve ser apresentada de forma descomplicada. Contada desta forma, torna-se muito mais agradável de ler, entender, apreciar e aprender.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: