Fazia tempo que não postava uma receita, né? Tá aqui. Ótima

O nome do prato é muito chique:  Boeuf bourguignonne. Esta receia saiu dia 16, no “Paladar” do Estadão.

Acabei de desligar o fogo, depois de provar. Ficou ótimo o tal boeuf. Vou comer no almoço de amanhã. Assim, os aromas se concentram. Não sei se você também pensa assim, mas todo prato com molho fica melhor no dia seguinte. Eu acho.

boeuf bourguignonne, também conhecido como carne de panela.

Bem, antes de passar a receita, sou obrigada a desmistificá-la, infelizmente. O tal  boeuf bourguignonne, culinária francesa da gema, não passa de uma carne de panela muito gostosa. Daquelas que a gente come a carne e, se não tiver visita em casa, pega um pedaço de pão e “potcha” o molhinho do prato. Bom demais com esse friozinho. Experimente, então. Aposto que vai gostar.

Ingredientes
1 kg de músculo (cortado em cubos grandes); 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (não vai colocar margarina, né?); 100g de bacon (cortado em cubos); 250g de cogumelos Paris; 1/2 litro de água; 1/2 litro de vinho tinto; 4 cenouras em rodelas grossas; 2 cebolas; 2 dentes e alho; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 ramo de ervas (louro, alecrim, tomilho, ciboulette, salsinha e alho-poró); sal a gosto

Preparo
Ponha a carne para marinar no vinho com alho e sal de um dia para o outro (coloquei as ervas aromáticas no tempero também). Refogue a carne na manteiga, tomando cuidando para não queimar. Junte a cebola e deixe dourar. Ponha o bacon, frite e acrescente a farinha de trigo (peneirando para não embolar). Adicione a água, o vinho, a trouxinha de ervas (não coloquei, porque elas já estavam no tempero, picadinhas) e os cogumelos. Cozinhe na panela de pressão por 35 minutos (cozinhei em panela normal, meia hora em fogo alto, e três horas em fogo lento, regando sempre). Abra, junte a cenoura e cozinhe por mais 15 minutos.

Sirva com purê de batata. Com manteiga também, tá? Deixe a margarina pra passar no pão, se estiver de dieta.

Anúncios
    • Gi
    • 1 de julho de 2011

    Nooossa fiquei com agua na boca!!! So me deu aflicao do musculo…sera q eu gosto? Da p fazer com outra carne q de o mesmo efeito?
    Bjokas Gi

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: