Os grupos do Facebook e as histórias de redação

Nesses últimos meses estão surgindo vários grupos no Facebook. Dos formados em Jaú participo de quatro. Acho legal a diversidade de opiniões. De vez em quando o bicho pega. Estamos a 16 meses das eleições municipais. E os ânimos tendem a se acirrar. É esperar pra ver.

Também faço parte de um grupo de jornalistas que trabalharam (e ainda trabalham) no Estadão e Jornal da Tarde. São quase 1.100 pessoas, praticamente o dobro do maior grupo daqui. Muitos deles amigos, com os quais havia perdido contato há muitos anos. Além de fotos memoráveis, o que de melhor acontece neste grupo são as histórias que aconteciam na redação. Várias delas eu presenciei, outras ouvi contar e outras ninguém sabe direito se realmente aconteceram ou se simplesmente faziam parte do imaginário de um ambiente excelente para a gente trabalhar.

Histórias que, a partir de agora, vou dividir com vocês, num novo tópico que vamos abrir no blog. A primeira é curtinha.

Toca o telefone na redação do jornal carioca “O Globo”, na hora do  fechamento da edição. Um editor atende. Do outro lado, a voz de um senhor bravo, criticando uma matéria que havia sido publicada naquela editoria.

O editor, que não era de levar malcriações para casa, esculhambou o interlocutor. Disse que não estava lá para ouvir palpites de pessoas que não eram do ramo, que não tinha que dar satisfações para ele e que leitor, como diz a palavra, deveria se limitar a ler o que estava escrito no jornal. Depois de ouvir as grosserias, a pessoa que havia ligado para reclamar perguntou:

“O senhor sabe com quem está falando?”

“Não sei e não faço a menor questão de saber”, respondeu o editor.

“Pois saiba que quem está falando é o Roberto Marinho”.

O editor ficou pálido. Coçou a cabeça, recuperou o fôlego e perguntou:

“E o senhor, sabe com quem está falando”?

“Não”, respondeu o dono do jornal.

“Graças a Deus”, respondeu o editor, que rapidamente desligou o telefone.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: