Reino Unido e Dinamarca em pé de guerra.Por causa do Marmite.

Britânicos e dinamarqueses estão em pé de guerra. A briga é feia, ninguém sabe como vai acabar. O motivo pode parecer fútil para nós, mas para o pessoal do Reino Unido a coisa é séria. A razão da briga tem um nome: Marmite. Não. Não tem erro de digitação aqui, como acontece algumas vezes quando posto de madrugada. Duas cervejinhas tiro de letra. É Marmite mesmo.

Mas que diabos é esse tal de Marmite?

Segundo o blogueiro de Gastronomia inglês Thomas Pappon, que assina o blog BBC à Mesa, o tal Marmite parece graxa de bicicleta. Um tipo de pasta escura inventada por um cientista alemão, rica em vitaminas B e ácido fólico, desenvolvida a partir de sobras da produção de cerveja, há menos de 20 anos. É amada ou odiada, sem meio-termo. E Pappon começa seu blog assim: “Pronto. Falei. Adoro Marmite”.

O motivo da pendenga é que a Dinamarca resolveu proibir a importação e comercialização do Marmite, alegando que alimentos fortificados com adição de vitaminas fazem mal à saúde. Inconformados, os britânicos que moram lá começaram a protestar pelas redes sociais e ganharam o apoio de australianos, sul-africanos e neo-zeolandeses, que também adoram comer Marmite com pão e manteiga, no café da manhã. “É como passar caldo de carne no pão”, provoca o blogueiro da BBC.

Os marmiteiros ameaçam convencer o Reino Unido a boicotar o bacon dinamarquês, campeão de vendas no reino, e uma das boas fontes de renda do país.  Preocupada com a enorme divulgação que o caso anda tendo, a Embaixada da Dinamarca em Londres divulgou nota oficial dizendo que os dinamarqueses acreditam que “é melhor para nós obter as vitaminas de frutas e vegetais (legumes e verduras)”, e que por isso o marketing de produtos fortificados não é autorizado no país.

Como a proibição ainda não está no papel e muito menos entrou em vigor, não se sabe no que isso vai dar. Mas já tem gente falando em comercializar o Marmite no câmbio negro, caso a polícia dinamarquesa endureça o jogo. Abrir mão da graxa de bicicleta com gosto de caldo de carne no café da manhã nem pensar, prometem britânicos e companhia.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: