Pesquisa publicada pelo “Comércio” bate com enquete do blog


Pesquisa realizada pela Pró-3 publicada neste domingo pelo “Comércio” mostra que  a população de Jaú não está nem um pouco satisfeita com a forma que o governo do prefeito Oswaldo Franceschi e sua equipe vêm cuidando da cidade. Passados dois anos e três meses depois da posse, a “cara nova” não agradou. O resultado da pesquisa bate exatamente com o resultado da enquete que fizemos aqui neste blog, com nossos leitores. Nada menos que 85% da população rejeitam a forma de administrar do atual governo. Não me lembro de nada parecido desde que comecei a acompanhar a política jauense.

Vamos lembrar mais uma vez que a enquete disponibilizada neste blog não tem valor científico. Mas nem precisa, né? Na nossa enquete, 85% (para ser exato, 84,71%) disseram achar que Jaú está sendo mal administrada e piorou com o governo de Franceschi. Na pesquisa publicada pelo “Comércio”, 57% dos entrevistados atribuíram nota de 0 a 1 ao governo e 27% dos jauenses deram nota entre 2 e 4. Ou seja, 84% deram notas abaixo da média ao governo.

Na enquete do blog, 4,71% aprovaram a administração. Na pesquisa da Pró-3, 2% aprovam Franceschi e seu grupo. Mas 1% não respondeu e a forma de perguntar foi diferente.

O “Comércio” pediu aos entrevistados para darem notas ao governo. Nosso blog foi mais conciso: perguntou se a cidade havia melhorado com este governo, se estava igual ao administrador anterior ou se estava pior.

Outra diferença: enquete só responde quem quer. Pesquisa, muitas vezes as pessoas não querem ser indelicadas com o entrevistador e acabam respondendo qualquer coisa, para ficar livre. Sem contar que se o entrevistado for um funcionário da prefeitura, dificilmente vai dizer o que pensa, com receio de haver retaliação, porque geralmente nas entrevistas eles dizem os nomes, endereços, idades… e por aí vai.

Interpretação – Não concordo com a interpretação que o “Comércio” fez da pesquisa. Já trabalhei com diversos institutos de pesquisa, entre eles IBOPE e Vox Populi, e a leitura deles é outra. Não estou dizendo que a Pró-3 não trabalhou bem. Longe disso. Digo que analiso o resultado de outra forma, como fazem os grandes institutos. Aliás, nem sei quem analisou os resultados, se a Pró-3 ou se a equipe do jornal.

Há duas formas de ler as pesquisas que pedem notas de desempenho, as duas válidas. Considero a mais precisa essa, que vou descrever:

Notas 0 e 1 = péssimo.

Notas 2, 3 e 4 = ruim.

Nota 5 = regular.

Notas 6, 7 e 8 = bom.

Notas 9 e 10 = ótimo.

A outra forma, também aceita na maioria das campanhas, é a seguinte:

Notas 0 e 1 = péssimo.

Notas 2 e 3 = ruim.

Notas 4, 5 e 6 – regular.

Notas 7 e 8 = bom

Notas 9 e 10 = ótimo.

Na análise feita pelo “Comércio” as notas 2, 3 e 4 são consideradas “regular”. Discordo. Nota 2 não pode ser regular. É muito baixa, assim como a nota 3. É ruim mesmo.

O jornal considera boas as notas 5, 6 e 7. Nota 5 não é boa. Se a pessoa acha bom um governo não dá para ele nota 5. Dá mais.

Resumindo a ópera: acho que a pesquisa foi bem feita, a análise dela não. Talvez até por inexperiência, por falta de intimidade com o assunto.

De qualquer forma, mais duas observações para terminar: primeira, parabéns ao “Comércio” por ter encomendado a pesquisa e por mostrar a seus leitores o que a internet já havia adiantado, mas para um círculo menor de leitores.

Segunda observação é parabenizar também o site Jaunews, que em janeiro colocou sua enquete no ar para saber o que seus leitores estavam pensando da administração. Na enquete do Jaunews, 89% rejeitaram o atual governo. Absolutamente dentro da margem de erro das sondagens, que gira em torno de cinco por cento.

Resumindo a ópera II – O governo do Oswaldo Franceschi e equipe vai mal. Todo mundo sabe. Todo mundo comenta. Tenho opinião formada sobre as razões da absurda insatisfação da população em relação ao que está acontecendo. Mas esse é um assunto para outro post. Este já está grande demais.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: