Preparando o almoço do domingo – Parte 1

Ontem fui ao supermercado no começo da noite e comprei uma peça de pernil, com osso e com couro. Três quilos e pouco. Ali do lado, na geladeira, peguei um pacotinho de leitão a passarinho temperado. Um quilo. Passei na quitanda e encontrei limão cravo. Comprei três. Vim para casa, apanhei uma dúzia de folhas de sálvia da minha hortinha de temperos aromáticos e fui para a cozinha, para preparar a vinha d’alhos.

1 – Lavei os limões e ralei as cascas sobre a carne, antes de espremer os três, um e meio de um lado, a outra metade do outro.

2 – Salguei com alho e sal e moí uma pitadinha de pimenta do reino, bem pouquinho, para não levar bronca da patroa (rs).

3 – Piquei as folhas de sálvia, mais três de louro, seis dentes de alho bem picadinhos. Joguei no pilão. Juntei cominho e pimenta rosa. Quanto os temperos estavam macerados, acrescentei um pouco de vinho branco seco. Um fio de azeite extra-virgem e pronto.

4 – Reguei o pernil e os pedaços de leitão. Não confio nessas carnes pré-temperadas, geralmente não têm gosto de nada. Da assadeira para o saco plástico bem fechado, para o aroma das ervas não escapar, e geladeira. De lá só sai domingo. De vez em quando dou uma virada, para espalhar melhor o caldo. Veja como ficou.

Pernil e o leitão a passarinho, de carona na vinha d'alhos.

Anúncios
    • franco
    • 27 de março de 2011

    allora quanto tempo de fogo ???

    • Obrigado pela visita.
      Uma hora por quilo no forno com fogo baixo, protegido por papel laminado. Depois, mais 20 a 30 minutos com o forno em potência máxima, descoberto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: