As formigas, mestres da Arquitetura.

Este vídeo postado abaixo é um estudo científico sobre como vivem as formigas. Na verdade o material era longo e foi editado. Mariana, minha filha, extraiu a parte mais interessante. Como é narrado em inglês, pedi para Vera, minha mulher, traduzir. Por isso, recomento ler a tradução livre antes de assistir. Lá vai:

O próximo passo da investigação foi definir como estas cidades subterrâneas eram. A quantidade de cimento exigida foi extraordinária. Numa colônia abandonada, durante três dias, foram injetadas 10 toneladas de cimento. Depois de um mês, eles começaram a escavação, liderados pelo Prof. Luis Forti. Passaram-se semanas até que a megalópole secreta das formigas fosse descoberta.

Com a ajuda de escavadeiras mecânicas, os cientistas removeram toneladas de terra. Enfim, eles começaram a ver a estrutura da cidade. Havia vias expressas subterrâneas ligando as câmaras principais. E, frequentemente, rotas e vias secundárias ligando vários jardins de fungos e passagens para o lixo. Os tubos são desenhados para assegurar boa ventilação e caminhos mais curtos.

Tudo parece ter sido desenhado por um arquiteto, uma única mente. Mas, é claro que isso não é verdade. Esta colossal e complexa cidade foi criada pelo desejo coletivo da colônia de formigas, o super organismo. A estrutura cobre 50 metros quadrados e afunda 8 metros para dentro da terra. Nesta construção, as formigas moveram 40 toneladas de solo. É o equivalente a construir a grande muralha da China. Mas as cidades das formigas não têm que ser grandes para ser bem sucedidas…

(A amiga Raquel Campos acabou de me avisar pelo Facebook que esta pesquisa foi feita aqui pertinho, em Botucatu. Mandou até o link da página da equipe de trabalho. http://www.fca.unesp.br/lisp/equipe.htm . Obrigado, Raquel.)

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: